terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Este blog pretende apresentar o pintor Pieter Bruegel, "O Velho", a sua obra e, em especial, o seu quadro "O Triunfo da Morte".
Assim, apresenta-se primeiro uma breve biografia do Autor e uma nota sobre a sua inspiração, temas e técnicas.
Segue-se uma lista de algumas das suas obras mais célebres e, por fim, uma análise mais detalhada de "O Triunfo da Morte".


Desenho de Bruegel, "O Pintor e o Colecionador" (1565): o pintor é presumivelmente um autorretrato.

Pieter Bruegel, "O Velho", nascido em Breda (1525-1530?) foi um célebre pintor flamengo (do então Ducado de Brabante) do século XVI. Foi ainda escultor, arquiteto, decorador de tapeçarias e de vitrais.
Ficou conhecido como "O Velho", para se distinguir do seu filho mais velho, com o mesmo nome, e foi o primeiro de uma família de pintores, começada por si e continuada pelos seus filhos, ambos pintores, Pieter e Jan.
É também conhecido como Bruegel, "O camponês", supostamente por ter o hábito de se vestir como tal, a fim de se disfarçar no meio da população, em casamentos e outras festas, para se inspirar nas suas criações.

Assinou como Brueghel até ao ano de 1559 mas a partir daí retirou o "h" do apelido, o que viria a acontecer também com seus filhos.

Foi admitido como mestre na guilda de São Lucas, com 26 anos, em 1551, e como aprendiz de Coecke Van Aelst, artista de Antuérpia, com cuja filha Mayken viria a casar, em 1563.
Ainda antes, logo em 1552, viajou para Itália, onde aprendeu com os pintores renascentistas e realizou bastantes pinturas, a maior parte das quais representando paisagens. A sua primeira obra assinada foi pintada em Roma, em 1553.
Nesse mesmo ano, fixou-se em Antuérpia e dez anos mais tarde  mudou a sua residência para Bruxelas, onde viveu até à sua morte, em 1569.

Bruegel foi um percursor no campo da pintura não só devido aos seus temas invulgares mas também a técnicas ainda pouco difundidas na época ou utilizadas de forma inovadora: entre as quais a perspetiva, a disposição das cores, a pintura a óleo, o realismo nos temas e na representação.


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